Ideal para reduzir o consumo de energia no sistema de transporte pneumático de sucção paralela
Esta válvula é utilizada para substituir a válvula reguladora fixa entre ciclone e ventilador em sistemas de transporte pneumático por sucção. Atinge uma velocidade de transporte constante.
![Válvula auto-ajustável para transporte de VAR de sucção pneumática](https://www.prillwitz.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Valvula-autorregulable-para-transporte-neumatico-a-succion-VAR-e1682969804944-q5u6a9pltguwont8qja0xfq30egfmfeht51dwiwovw.png)
![Sistema de transporte neumático a succión con filtro de alta presión](https://www.prillwitz.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Sistema-de-transporte-neumatico-a-succion-con-filtro-de-alta-presion-scaled-qehrvjlso661cpg61oun3ilf83na0diee9rpbnaarg.jpg?ver=1698436402)
O seu princípio de funcionamento baseia-se na utilização da força gerada pela interposição de um aerofólio no fluxo de ar (ver desenho). Através de um sistema de contrapesos, a velocidade do ar é mantida a um valor constante, apesar das mudanças na quantidade de produto nesta ou noutras condutas.
Vantagens em comparação com os sistemas fixos:
– Elevada poupança de energia, uma vez que cada conduta funciona à velocidade apropriada e não precisa de ser sobredimensionada.
– Garantia de qualidade para produtos que se deterioram devido a velocidades excessivas.
– Muito útil no transporte termo-pneumático onde a velocidade deve ser tão baixa quanto possível.
Princípio de funcionamento
![](https://www.prillwitz.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Principio-de-funcionamiento.JPG.webp?ver=1711136712)
S = força de elevação
M = rotação resultante
Num sistema de transporte pneumático de aspiração paralela, se a carga em kg/h da linha de transporte diminuir, o seu caudal tende a aumentar. Ao ter esta válvula, isto faz com que a força de elevação S aumente, fechando a válvula, e assim equilibrando novamente o caudal.