Como qualquer válvula rotativa, sua função é permitir o escoamento do produto, sem deixar escapar ar. Este modelo foi projetado para também não permitir cisalhamento ou corte do produto com as lâminas da válvula.
Para ser utilizado tanto como vedação na descarga de sistemas de transporte pneumático sob filtros e ciclones, como como meio dosador em tanques ou moegas. Possui sistema de alimentação labiríntico que não permite cisalhamento do produto na entrada.
Completamente adequada para uso tanto em depressão quanto em pressão efetiva, esta válvula pode ser montada sob filtros, separadores de ciclone ou tremonhas.
Detalhes de construção da válvula de bloqueio rotativo HSG
- Rotor normal e construção do corpo em ferro fundido cinzento.
- O eixo é feito de aço e montado sobre rolamentos. Este tipo de suporte e a usinagem exata garantem uma vedação perfeita e duradoura.
- Também pode ser fornecido em aço inoxidável ou outros materiais.
- Execução especial com interior cromado e rotor endurecido para produtos abrasivos.
Este tipo de válvula rotativa é um dos 4 tipos de válvulas que temos para sistemas de transporte pneumático. Por não permitir cisalhamento ou corte do produto com as lâminas da válvula, é especialmente utilizado na dosagem de produtos granulados, como os utilizados como matéria-prima na indústria de plásticos. Por exemplo policarbonato, cloreto de polivinila ou PVC, poliestireno ou PET, polietileno, polipropileno, etc.
Informação técnica
Cálculos
Capacidade (Tonelada/h) = Co x ρ x n x α / 100
Onde:
Co (m3/h x r.p.m) = Capacidade com taxa de enchimento de 100% para 1 r.p.m. Veja tabela.
ρ (Ton/m3) = Peso específico
n (r.p.m) = rotações por minuto
α (%) = porcentagem de enchimento da válvula
Mais informações nos links a seguir